19.7.05

Talvez algo aconteça

Testemunhas reconhecem PMs da chacina em Diadema
Publicidade
da Folha Online

Dez testemunhas --incluindo dois sobreviventes-- da chacina que matou a faxineira Tereza Rodrigues Farias, 49 anos, e seus dois filhos, Eduardo, 24, e Fábio Rodrigues Francisco, 15, em Diadema (Grande ABC), reconheceram, nesta segunda-feira, sete policiais militares acusados de envolvimento no crime.

O principal suspeito é o terceiro-sargento Ricardo Silva dos Santos, 40, lotado no 24º Batalhão da PM. Os assassinatos ocorreram no último dia 4, em um conjunto habitacional de Diadema.

Além dele, os soldados Edson Arão Prudêncio, Renato Pereira dos Santos, Sebastião Farias de Pinto, Janderson Páscoa Neves, Valmir Rogério Andrade e Daniel Quintino de Oliveira Filho tiveram a prisão temporária de 30 dias decretada.

Eles estavam com Silva dos Santos no momento da chacina e são acusados de conivência por não tentarem impedir os crimes.

O reconhecimento e o interrogatório dos PMs ocorreram na sede da corregedoria para evitar eventuais protestos da população, informou a promotoria.

Chacina

O motivo da chacina, segundo vizinhos das vítimas, foi banal: na tarde do dia 4, Fábio foi visto por um policial quando estava com a namorada no pátio do condomínio em que morava, em Diadema. O PM teria desconfiado do garoto, que andava com a mão presa na calça. Achando que ele estava armado, o PM o revistou e mandou que ele deitasse no chão. Em seguida, deu um tiro para o alto. Ao ver a cena, Eduardo ameaçou denunciar o policial à Corregedoria. O soldado os liberou.

Por volta das 22h, seis PMs foram à rua onde os dois irmãos moravam. Três deles --incluindo o sargento Silva dos Santos-- estariam em uma Blazer da Força Tática; os demais, em motos. Segundo as testemunhas, Eduardo foi algemado e estava sendo levado para o carro da PM quando Fábio interveio e recebeu cinco tiros. Em seguida, o policial teria atirado em Eduardo. Os dois morreram na hora.

A mãe, que presenciou o crime, também foi baleada e morreu. Em seguida, um irmão dos garotos e o padrasto saíram de casa e foram feridos a tiros.

Nenhum comentário: